sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Campanha que pede sanção da Delegacia Eletrônica de Proteção aos Animais mobiliza defensores

Projeto de Lei do deputado estadual Feliciano Filho (PSC-SP) foi aprovado na Assembleia paulista e depende apenas da aprovação do governador Geraldo Alckmin para entrar em vigor

Depois de aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o projeto de lei que institui a Delegacia Eletrônica de Proteção aos Animais (DEPA) depende apenas da sanção do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin para entrar em vigor. Muito aguardado pelos defensores da causa animal, o projeto ganhou uma forte campanha nas mídias sociais. A maior parte dos seguidores do deputado Feliciano não só passaram a compartilhar o conteúdo da página do Facebook do parlamentar, como também, começaram a produzir os próprios conteúdos com as hashtags #AlckminsancionaDEPA e #QueroDEPA.
Para o deputado Feliciano Filho, autor do projeto, a campanha pela sanção da DEPA partiu da população que ama os animais. “Esperamos que essa delegacia eletrônica amplie a proteção a esses seres que não podem se defender, não têm voz e nem a quem recorrer” - ressalta.
A contadora Dayane Amarante, de São Paulo, é uma das que já tiveram dificuldade de denunciar maus-tratos e por isso deseja que a DEPA seja aprovada: “Via sempre um cachorrinho sem água, comida ou proteção contra chuva e sol. Deixei bilhete para os tutores e, algumas vezes, deixei também comida, água e até uma bola para ele se distrair, mas quando passava por lá de novo, continuava tudo igual. Para fazer denúncia tinha que ser por telefone e no horário comercial de segunda a sexta, mas no meu trabalho não tinha como telefonar.” Dayane tentou ainda ajuda pelo Facebook e com protetores, mas ninguém conseguiu resolver o caso. “Por fim informaram que o cãozinho tinha sido doado, mas fiquei preocupada porque não sabia para onde ele tinha ido ou com quem estava. Se houvesse um meio mais acessível para denúncias, como a DEPA, certamente esse problema teria sido resolvido”.
Dayane está participando da campanha pela aprovação da DEPA compartilhando posts e escrevendo comentários. É o que também tem feito a professora aposentada e voluntária Lucimar Domingues: “Compartilho os posts pedindo aprovação do projeto de lei porque a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal é fundamental para salvar os animais vulneráveis aos maus-tratos. Essa ferramenta vai ajudar a coibir e punir os infratores, fazendo cumprir a lei existente de proteção animal,” comenta.
A protetora de animais Sandra Corguinha mora em Teresópolis (RJ) e tomou conhecimento da DEPA pelo Facebook.  Ela montou posts com 26 fotos de seus cachorros e gatos, todos regatados para pedir a aprovação do projeto. “Sou a favor da DEPA, pois, não suporto ver maus-tratos aos animais indefesos. Acho que animais tão amorosos não merecem sofrer. Quem faz isso com um animal certamente fará à uma pessoa. Espero que o projeto de lei seja aprovado em São Paulo e tenho certeza que vamos conseguir essa lei para o Estado do Rio, também” - comenta.
Confira abaixo alguns motivos pelos quais é importante a aprovação do projeto de lei
1) Evita o constrangimento de ter de ir na delegacia - e muitas vezes não ser levado a sério – assim como cumpre o papel de uma delegacia especializada em crueldade animal, que não existe em toda cidade.
2) Permite o mapeamento de crimes contra animais, ajudando também a salvar vidas humanas uma vez que, segundo estudos, quem tortura animais em geral é igualmente violento com pessoas.
3) Agiliza as denúncias de maus-tratos preservando o anonimato e, assim, protegendo o denunciante contra represálias.
4) Contribui para o fechamento de restaurantes que comercializam carne de cachorro e gato (cujo consumo é proibido no Brasil) e de abatedouros clandestinos.
5) Ajuda a combater o tráfico de animais silvestres, lembrando que o Brasil é um dos países campeões nesse tipo de crime, além de também coibir rinhas de cães, canários e galos.
6) Ajuda a fechar criadouros de cães que mantêm matrizes fêmeas como meros objetos, separadas dos filhotes e submetidas a crias consecutivas e maus-tratos.
7) Ajuda a tirar da tortura animais mantidos em cordas, correntes ou expostos sob sol e chuva, sem alimento ou água.
8) Recebe vídeos e fotos do fato a ser investigado e devolve ao denunciante a resolução ou o andamento do caso após dez dias.
9) Pune locais onde animais de rua saudáveis e adotáveis estejam sendo eutanasiados, uma vez que a "Lei Feliciano" proibiu a matança de cães e gatos.
10) Pune pet shops que mantêm bichos à venda em condições precárias ou que utilizam meios dolorosos para conter animais durante o banho e tosa.

*Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário